Os alimentos são mais poderosos do que muitas vezes imaginamos. Ter uma alimentação equilibrada é o primeiro passo e um dos fatores mais importantes para a manutenção de uma vida saudável, livre de doenças e complicações.
Através da dieta adequada, é possível prevenir e até tratar doenças – das mais simples, como resfriados, às mais sérias, como Acidentes Vasculares Cerebrais e até mesmo o câncer.
Alimentos que previnem o câncer
Ovos
A gema é rica em colina (uma unidade do alimento fornece 25% das necessidades diárias desta substância). Trata-se de um nutriente do complexo B de vitaminas que tem sido associado a menores taxas de câncer de mama.
Repolho
O vegetal possui sulforafano em abundância, substância que aumenta a capacidade do corpo de combater os radicais livres que causam câncer. Além disso, é um alimento pouco calórico – cada unidade tem 22 calorias.
Framboesa
Segundo um estudo publicado na Cancer Prevention Research, esta fruta contem antocianinas, poderosos antioxidantes que ajudam a combater diversas formas de câncer.
Folhas verde escuras
Segundo uma publicação do International Journal of Cancer, de 2009, pessoas que comem verduras de folhas verdes escuras, como o espinafre, apresentam metade da incidência de câncer de pele em relação àqueles que não ingerem o alimento. O ácido fólico presente nas folhas verdes ajuda no reparo do DNA.
Laticínios
O consumo de produtos lácteos, especialmente de baixa gordura, reduz os riscos do câncer de mama. Segundo um estudo da University of Texas Southwestern Medical Center, a vitamina D presente nos laticínios desnatados ajuda a eliminar produtos químicos cancerígenos que ingerimos através do consumo de alimentos gordurosos.
Salmão e peixes com ômega 3
O ômega 3 é uma substância conhecidamente benéfica à saúde, que age no sistema imune, fortalecendo-o e prevenindo contra doenças crônicas.
Grãos integrais
Estudos apontam que a ingestão diária de fibras na quantidade adequada garante um risco 40% menor de câncer de cólon.
Chá verde
A bebida pode prevenir o câncer de pele e reverter o processo de envelhecimento causado pela exposição ao sol. Quente, possui maior quantidade de catequinas, um tipo de antioxidante com propriedades anticancerígenas.
Alho
Reduz os riscos de câncer de cólon, estômago e mama.
Raspas de limão e laranja
Segundo revelou uma pesquisa da Universidade do Arizona, elas possuem d-limoneno, um antioxidante capaz de reduzir o risco de câncer de pele em até 30%. O recomendado é ingerir 1 colher de sopa por semana.
Tomate e cenoura
Estão relacionados à prevenção do câncer de próstata por conterem caratenoides. Para este propósito, o melhor jeito de consumir o tomate é em forma de molho, pois, aquecido, ele é melhor absorvido pelo corpo.
0 comentários:
Postar um comentário
Escreva aqui seu comentário